24 junho, 2013

Qual shampoo escolher?





Olá gente. Hoje vou falar de uma coisa que todas temos: shampoo (ou xampu em português). Não vou comentar qual marca escolher, até porque ainda tenho muitas marcas para testar! Vou falar de que tipo de xampu escolher para o seu tipo de cabelo.

Primeiro, quero começar contando o que eu fiz com meus xampus. Há alguns anos, descolori meu cabelo e comecei a usar xampu para cabelos quimicamente tratados. Estava ótimo, mas os anos passaram e eu continuei usando xampus dessa categoria mesmo sem ter feito mais química! Isso foi um erro enorme que resultou no ressecamento do meu cabelo contra o qual eu ainda luto! Para evitar esse tipo de coisa, precisamos ficar atentar às necessidades dos nossos fios antes de comprar um xampu.

Primeiramente, preste atenção ao seu cabelo, como é a raiz? Oleosa, normal ou seca. Depois repare no comprimento (ignorem as pontas porque elas podem ser tratadas separadamente com reparadores), os fios estão saudáveis ou ressecados ou oleosos? Tenha em mente o que você faz com o cabelo: usa muito calor, ou pinta ou faz química? Todos esses processos fazem o cabelo perder matéria que precisa ser reposta. E é importante também observar o seu cabelo como um todo: ele é volumoso, cacheado, sem volume, fios grossos, fios finos, frágil? Seu cabelo não gosta de água, ou pesa com óleos? Todos esses detalhes são importantes e só você pode reparar neles.

Feito isso, vamos à escolha!

Xampus hidratantes são aqueles com plantinhas ou pantenol, ou seja, ingredientes que ajudem o cabelo a reter água e ficar brilhoso e soltinho. Cabelos com poucos ou nenhum dano devem usar esse xampu para manter a saúde do cabelo. Todos sabem que cabelos secos tem que usar esse tipo de xampu, mas essa informação que as indústrias põem nos rótulos dá a entender que cabelos oleosos não podem usar hidratação, e não é bem assim. Alguns cabelos podem não se dar bem com hidratação, mas tudo depende do fio do cabelo, da raiz e da frequência que ele é lavado.

Xampus de nutrição são aqueles que contém óleos ou manteigas. Servem para dar brilho e doar peso ao cabelo. Logo, é perfeito para pessoas com muito volume ou mesmo cabelos cacheados. Se o seu cabelo fica cheio de frizz ao secar, provavelmente ele vai se dar bem com esse tipo de xampu. Já os cabelos oleosos tendem a ficar mais oleosos nessa categoria, então testar com cuidado, e se sentirem o cabelos mais oleoso ou sujo, troquem por outro tipo.

Xampus de reconstrução são os que possuem queratina ou qualquer um de seus derivados, como a arginina. Essas são recomendados para quem faz químicas ou usa muito calor. Usar esse tipo de xampu se você não faz mais química resseca o cabelo, como fez com o meu!

É importante lembrar que todos esses nutrientes são benéficos para o cabelo, então é uma boa idéia alternar os tipos, mas sempre prestando atenção ao seu cabelo. Se você está com pontas duplas, pode testar esses novos xampus que prometem acabar com o mal (eu não tenho para saber se funcionam).

Xampu com consistência de óleo são poucos, mas interessantes, porque em suas fórmulas a água foi trocada por óleos naturais, o que fazem deles ultrarreparadores, evitando a perda da hidratação e aumentando o brilho. Em contato com a água, seus óleos se dissolvem e formam uma espuma com textura de musse, mais encorpada. Eles são recomendados para cabelos bem crespos, quebradiços ou com química. Quem tem cabelos oleosos ou que pesam com óleos devem evitá-los. Infelizmente, essas novidades são das marcas profissionais, como o Sublime oil Biolage da Matrix (60 reais) e o Oil Shampoo Elixir Ultime oleo Complexe da Kérastase (100 reais)

Xampo creme ou balm de limpeza são mais cremosos e com maior poder de hidratação, são quase um 2 em 1. Eles levam ingredientes emolientes, como manteigas e óleos. São ideais para cabelos ressecados e desnutridos, já que essas gorduras aumentam a flexibilidade e a maleabilidade dos fios. Mas eles não dispensam o uso do condicionador! Tem para todos os bolsos: da Elseve o Liss extreme, da Amend o para cabelos caheados, o sem sulfato da Bioderm Oro Argan, e das empresas mais sofisticadas, como a L'Oreal professionnel com o Balm Absolut Repair (58 reais), e a Redken com o Cream Shampoo Curvaceous (73 reais). Por serem em creme e mais mutritivos, eles danificam menos que os xampus normais com sulfato.

O cabelo da minha mãe é pintado e ela comprou qualquer um, um xampu para poluição, e o cabelo dela rejeitou totalmente, ficando duro e embolado. Ela está com o xampu errado!

Lembrem-se que o xampu é o início do tratamento com o cabelo, e se ele estiver errado pode estragar tudo que vier depois! Se você comprar um, mesmo sendo caro, e seu cabelo rejeitar ficando embarassado, àspero ou ressecado, o melhor é encostar aquele xampu e usar outro na próxima lavagem. Afinal, testando sabemos se o nosso cabelo aceitou ou não aquela fórmula.

Tenho que comentar também uma tendência que está se espalhando na internet: lavar a cabeça com shampoo sem sulfato ou até mesmo sem shampoo (no/low poo). E por que isso? Porque os shampoos normais tem muitos sulfatos para retirar dos nossos cabelos silicones insolúveis e derivados de petróleo, e tais sulfatos ressecam o cabelo a longo prazo. Se você quiser aderir a essa tendência, ou quiser dar ao seu cabelo um descanso do sulfato, pode optar por um desses shampoos, mas cuidado com o que for usar depois! Nada de condicionadores ou máscaras com ingredientes que precisam do sulfato para sair!

E marcas? Quase todas as marcas tem inúmeras variações de xampus, mas prestem atenção nos efeitos deles. Tem marcas que apostam mais nas propagandas do que nos resultados dos produtos (como a L'Oreal nacional na minha opinião), então se você não achar o resultado bom, mude a marca e seja feliz!

Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário