19 julho, 2013

Alimentação para o corpo e para o cabelo


Que foto linda, ne? Me dá até uma água na boca... O assunto de hoje é alimentação, porque sabemos que tudo que comemos afeta diretamente o nosso cabelo e pele. Na vida moderna, tem algumas pessoas loucas (sem ofensas) que se recusam a comer frutas e verduras e só se alimentam a base de comidas rápidas, cheias de condimentos artificiais, e gordurosas. Coitado do seu corpo!

Esse post é mais para explicar algumas combinações de alimentos que são benéficas ou maléficas para o corpo. Por que maléficas? Tem alimentos que não combinam, e quando comemo-os juntos, eles podem fazer nosso organismo trabalhar bem mais para digerí-los, gastanto mais energia do que eles trazem.

Frutas oleaginosas = possuem alto teor de proteínas, ótimas para quem, como eu, aboliu a carne vermelha, são as nozes, avelãs, amendoim, pinhão, azeitona, cocô...

+ Combinam com: legumes secos, cereais, hortaliças, frutas ácidas, alimentos feitos da gordura.

- Não combinam com: mel, rapadura, marmelada, frutas doces.

Leite
+ Combina com: frutas doces e frescas.

- Não combina com: açúcar, mel, doces, geléias, azeite, óleo, verduras, frutas secas.

Pão
+ Combina com: frutas doces, frescas ou secas; ovo, leite e derivados, verduras frescas, azeite, frutas oleaginosas.

- Não combina com: cereais, legumes, hortaliças secas, maçã, castanha, batata, banana.

* Frutas doces = uva, figo, ameixa, tâmara, pêra.
   Frutas ácidas = limão, morango, laranja, abacaxi, pêssego, cereja.
   Alimentos feitos da gordura de = manteiga, gergelim, amendoim, azeite de oliva e de soja.

Só nesse pedacinho já dá para identificar algum erro de combinação que fazemos, não é mesmo? Eu pelo menos cometo alguns!

Importante!
A cenoura, o tomate, a couve, o repolho, o espinafre e a mostarda têm que ter o seu interior ou talo extirpado, pois essas partes vertem substância inadequadas à harmonia digestiva.


Combinações ruins:

Café + alimentos com ferro = o café impede a absorção de ferro. Então nada de cafezinho depois da comida! (só se for massa ou outra coisa sem ferro) Troque o café pela sobremesa porque os açúcares ingeridos junto com a comida tem seu poder de engordar minimizado.

Leite + chocolate =  o chocolate atrapalha a absorção do cálcio do leite. Todas as mães que dão achocolatado para os filhos não estão dando tanto cálcio assim!

Leite + comida = quando ingeridos juntos, geralmente sob a forma de iogurte, o organismo dá preferência à absorção do cálcio e absorve menos os nutrientes da comida.


Combinações benéficas para absorção de nutrientes:

Laranja + feijão = a vitamina C ajuda na absorção do ferro. Inclusive, há mais de 3 tipos diferentes de causa para a anemia, as 3 mais comuns são falta de ferro, falta de ácido fólico e falta de vitamina B12.

Brócolis + azeite = brócolis tem vitaminas lipossolúveis, que precisam de gordura para serem absorvidas, e o azeite é uma gordura natural e saudável.

Banana + aveia = 1 colher de sopa de aveia para cada banana. A aveia diminui a absorção do carbohidrato da banana, o que é bom para quem quer o potássio da fruta, mas não quer engordar.

Banana + canela = 1 colher de chá de canela para cada banana. Essa combinação aumenta a absorção da serotonina e diminui o açúcar no sangue.

Salmão + gergelim = 1 colher de chá de gergelim para cada posta do peixe. Cada um desses alimentos tem substância únicas e importantes para o corpo, e nessa combinação, um potencializa a absorção das substâncias do outro.


Para finalizar, alimentos bons para os cabelos:

Quertina = abacate, frutos do mar, noz.

 Força = feijão, pepino, ovo, carne, frutas oleaginosas, gelatina.

Crescimento = pepino, ovo, carne, gelatina, alfafa (sim, a comida de cavalo)

Brilho = linhaça, vinagre de maçã, frutos do mar, gelatina.

Calvice = cenoura, morango, acerola, couve, brócolis, espinafre, laranja. Alimentos com vitaminas Bs, C e E.


Dicas valiosas! Logo logo vou fazer outro post com receitas de sucos naturais com super teor nutritivo que ainda ajudam em algumas doenças! Fiquem de olho.

Fontes:
Livros: Sucos para a vida, o poder terapêutico das frutas e hortaliças.
             Mensagens do astral.
Revista: Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário