07 julho, 2013

Cronograma Capilar completo

Esse post é para qualquer desavisada que ainda não sabe o que é o cronograma capilar e também para juntar em um lugar só todas as informações importantes sobre que eu já encontrei.

O que é o Cronograma Capilar?

É um tratamento para os cabelos que consiste em uma sequência de aplicações de máscaras de diferentes etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Essas máscaras entram substituindo o condicionador em todas as lavagens, mas isso pode ser adaptado.

Em que isso resulta para os cabelos?

Os cabelos ficam mais fortes, brilhosos e bonitos. Atenção aqui: os cabelos são tecido morto, isso quer dizer que todos esses produtos maravilhosos que passamos nos fios não vão alimentar nosso cabelo, nem estimulá-lo a produzir mais queratina, nem vão consertar definitivamente os danos. Cuidado com essas mentiras inventadas pela indústria cosmética! Os produtos que passamos nos fios vão reparar os danos TEMPORARIAMENTE, vão nos ajudar a manter a saúde dos fios, porque criam uma capa protetora ao redor deles, e vão ajudar a evitar novos danos, porque se usamos chapinha, por exemplo, depois de um tratamento, o calor vai agir sobre o produto que está no fio, ao invés de agir sobre o fio em si. Assim, para manter um cabelo lindo sempre, é preciso estar sempre fazendo o cronograma capilar, pois se você parar vai ver que o cabelo volta a ser o que ele normalmente é, com todos os seus danos já adquiridos.
Se você é uma das que não gosta da ideia de ficar presa a tratamentos para sempre, há uma solução bem simples: evitar os danos. Evitar, calor no cabelo, evitar pintar, evitar fazer químicas... e quando for fazer algum desses procedimentos, proteger o seu cabelo da melhor maneira possível para que essas agressões atinjam os produtos capilares e não o seu fio de cabelo. Porém, para aquelas que já tem danos nos cabelos não há mais volta: é tratar para dar uma aparência e força nas partes danificadas e esperar o cabelo saudável crescer.

Como saber quais são as necessidades do seu cabelo?

O ideal é ter uma câmera especializada para fazer uma análise capilar e ver as condições dos fios, mas como isso é bem raro de se achar, há um quadro básico para você fazer sozinha em casa e saber do que o seu cabelo precisa:

O que é hidratação, nutrição e reconstrução?

Hidratação : é a reposição de água do cabelo. Nossos cabelos naturalmente retém água, por isso faz bem aos cabelos lavá-los com água fria, porque ele retém a água e o frio fecha as escamas, fazendo com que a água permaneça no fio. Mas dependendo do que fazemos com nosso cabelo e do clima de onde vivemos, ele perde água e fica seco, e essa fase serve para repor essa água.

Procure produtos que contenham os ingredientes: aloe vera, pantenol, cupuaçu, água de côco, quiabo, vitamina A, jaborandi, semi di lino, extratos de algas, chocolate, mel, geléia real, óleo de baixo peso(como azeite), plantas e vitaminas em geral.

O que a hidratação faz : dá brilho, leveza e movimento aos fios. A hidratação não pesa nos fios, não reduz volume e não deixa o cabelo mais liso.

Nutrição : é a reposição de óleos dos cabelos. Todos sabemos que nosso couro cabeludo produz incessantemente óleos, e o natural é esses óleos escorrerem para os fios para protegê-los das agressões externas e manter a hidratação do lado de dentro dos fios (o óleo impermeabiliza o fio). Mas quem lava os cabelos todos os dias, por exemplo, perde essa proteção natural, aí entra a nutrição.

Procure produtos que contenham os ingredientes: manteigas em geral, óleo de argan, óleo de côco, óleo de amêndoas, proteínas hidrolisadas (como proteína do leite, trigo, aveia, seda), ceramidas, semente de uva, girassol, cisteína e creatina.

O que a nutrição faz : os cabelos ficam mais encorpados(sensação que os fios estão mais grossos), e com peso. Máscaras anti-volume que eu já vi eram de nutrição, para dar peso ao cabelo e retirar o efeito armado do volume. Dependendo do cabelo, a máscara de nutrição pode doar peso em excesso e ficar com aspecto de cabelo sujo (oleoso).

Reconstrução : é a reposição de proteínas do cabelo, que são perdidas principalmente por calor e processos químicos. A principal proteína que forma o fio do cabelo é a queratina, então esta é o principal ingrediente.

Produre produtos que contenham : queratina, proteína de trigo, proteína de soja, arginina, colágeno, aminoácidos (cisteína, serina, prolina).

O que a reconstrução faz : os cabelos fiam mais lisos e mais rígidos. Essa rigidez vai depender da quantidade de nutrientes que a máscara contém: quanto mais rígidos maior a concentração de ativos. Atenção com duas situações: cabelos extremamente danificados vão precisar de algumas reconstruções para apresentarem rigidez; nem todo cabelo vai ficar duro com a reconstrução, o meu por exemplo fica bem macio.

Resumindo:
  
Como classificar os produtos?

Claro que olhar os ingredientes é a primeira coisa, mas existem muitos produtos que tem vários ingredientes de fases diferentes misturados. O que fazer? Testar e ver qual efeito o produto vai dar nos seus cabelos. Há máscaras que muita gente classifica como reconstrução e no seu cabelo pode ter efeito de nutrição, isso é possível e não é nada anormal. Cada cabelo é uma genética diferente!

Como dividir essas máscras no uso?

A tabela báscia do cronograma, achada em vários sites é:


Mas essa tabela é a padrão, foi feita para ser adaptada. Quem faz química, por exemplo, não pode fazer uma reconstrução por mês! Tem que trocar algumas hidratações por reconstruções. Outro fator importante é tempo. Muita gente não tem tempo de lavar os cabelos 3 vezes por semana, muito menos tempo (e paciência) de aplicar uma máscara a cada vez que lava. Então adapte: faça a aplicação semanal de máscaras trocando os produtos e lave normalmente durante a semana. Só tenha em mente que os resultados não serão tão bons quanto quem segue o cronograma direitinho, mas se você conseguir tratar semanalmente alternando os produtos, você estará cuidando e protegendo seus fios!

Como se aplica a máscara? Tem que usar condicionador?

Essa é uma dúvida frequente em todas que estão começando a tratar os cabelos em casa, porque até nos salões tem divergências: alguns usam condicionador e outros não. Eu ja li vários cabeleireiro falando que não se deve usar condicionador depois da máscara. Além disso, os condicionadores possuem um ph médio e algumas máscaras em ph bem baixo para ajudar a fechar as cutículas depois das químicas. O que acontece se vc passa um produto com ph baixo e depois passa outro com ph alto? Você vai elevar o ph do cabelo e estragar (em termos de estabilização de ph) o fechamento que a máscara deu às suas cutículas. Faça o teste: use a máscara num dia e só enxágue, noutro dia enxágue e use o condicionador. Você vai ver que o resultado com o condicionador é inferior, dependendo da máscara. Então, meu conselho é não usar condicionador, apenas usar se você sentir que o cabelo não ficou bom (a máscara pode ser ruim ou ela não sela direito as cutículas, caso em que o condicionador ajudaria) ou se o ph da máscara for alto. 
Cuidado também com empresas que sugerem o uso do condicionador depois da máscara: muito provavelmente é jogo de marketing para ganhar mais dinheiro!

E como se aplica a máscara é fácil, mas é mais fácil ver do que explicar, então assistam esse vídeo aqui de quase 3 minutos que mostra direitinho como aplicar a máscara. É só entrar no site e escolher o vídeo tutorial de aplicação de máscras. (só não usem o xampu antirresíduos em todas as aplicações!) video aqui

Importante!
 O ideal é não fazer químicas durante o cronograma, mas se não der para evitar (ou se você, como eu, está fazendo o cronograma para preparar os fios para uma química e sofrer menos danos), é importante ressaltar que as tinturas, banhos de brilho e matizações devem ser deixadas para após a Hidratação e antes da Reconstrução.

Manter as pontas dos cabelos nutridas durante o tratamento é essencial, então abusem dos óleos finalizadores e reparadores de pontas.

Como disse que esse post junta informações, é bom dar os créditos:  Diana Lee, Luana do gravata borboleta, e outros blogs que eu não salvei a página....

Espero que aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário