23 julho, 2013

Você sabe qual empresa fabrica sua marca favorita?


Esse post é para falar de uma coisa que me incomoda muito: as super empresas multinacionais que encampam todo o mercado consumidor. E o que isso tem a ver com cosméticos? Recentemente, fuçando na internet, descobri que quase todas as marcas de xampu que são vendidas nos mercados pertencem a uma grande corporação! E dependendo das marcas que você gosta, você pode estar comprando produtos da mesma empresa mesmo quando muda de marca! Como consumidoras, é importante para nós estar cientes do que compramos e de onde os produtos vem.

Então, vou colocar aqui as empresas e as marcas que elas possuem para termos uma consciência maior como compradores.

L'Oreal: 
possui as marcas populares = L'Oreal paris (Elséve), Garnier, Colorama e Maybelline New York.

marcas profissionais = L'Oreal professionnel, Kérastase, Matrix e Redken.

ainda possui marcas de luxo, muito mais caras.

Unilever:
possui as marcas = Seda, Dove, Tresemmé, Clear e Keratinology (da Seda).

P&G:
Possui as marcas populares: Head and Shoulders, Koleston, Soft Color, Wella Pro-Series, Pantene e acho que a Casting Cream Gloss também, mas essa não está no site.

Marcas profissionais = Wella professionals, Cairol Professional e Sebastian Professional.


Antes de fazer essa pesquisa, eu não facia a menor ideia de que a Pantene e a Wella eram da mesma empresa. Assim como a Colorama e a Garnier são da L'Oreal. E se você alterna entre Dove e Tresemé, está usando produtos da mesma empresa!

Lembro que há uns 10 anos atrás, a Seda pertencia a uma empresa chama Elida Hair institute Paris e nessa época o Seda Ceramidas era maravilhoso! Eu usava direto. Depois, o xampu parou de ser tão bom e eu nem prestei atenção para ver se a empresa manteve-se a mesma. Deve ter sido nessa época que a marca foi vendida para a Unilever, uma pena, porque essa outra empresa fazia produtos de excelente qualidade.

Eu não sei qual é o interesse dessas grandes empresas em manter várias marcas diferentes. A Unilever até faz sentido, porque as marcas possuem preços diferentes, então abarcam pessoas que podem gastar mais ou menos dinheiro com beleza. Por outro lado, a P&G possui duas marcas de preços similares e que fazem concorrência entre si: a Pantene e a Pró-series! Qual é a utilidade dessa competição? Será que a intenção é simular competição, simular que o público tem escolha, simular opções aonde não tem? Realmente não sei, mas gostaria de discutir idéias e se possível saber a resposta.

ATALIZAÇÂO: Gente, descobri recentemente que TODAS AS EMPRESAS MULTINACIONAIS TESTAM EM ANIMAIS!!!! É melhor fugir de comprar produtos no mercado, ou pelo menos procurar marcas mais simples que não fazem esses testes, ninguém merece matar bichinhos por beleza!!! Segue a lista: 


Uma observação, recentemente a AVON voltou a testar em animais por causa de uma exigência da China para os produtos entrarem lá. Ô paisinho retrógrado a China!!!

Apesar das dúvidas a respeito, podemos e devemos saber sobre o domínio das multinacionais nos produtos que compramos. Não podemos ser totalmente inocentes, mesmo que não possamos mudar muita coisa. Para mudar, teríamos que utilizar marcas alternativas, as baratinhas sem marketing ou as de indústria nacional um pouco mais caras, que achamos nas farmácias. E digo que não podemos mudar muito, porque os produtos comuns de mercado possuem qualidade, talves não tanta, mas condizente com o preço bom dos produtos. Nem todos podem investir em produtos mais caros, e nem todas acham que devem, já que muitos produtos caros também pertencem à grandes coorporativas. É uma questão delicada, e não entou tentando induzir ninguém a nada, sei que EU vou evitar as empresas que testam em animais, mesmo que tenha que comprar produtos um pocuo mais caros (mas com mais qualidade) para isso! Só quero espalhar a consciência do que estamos consumindo.

Concordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário