06 agosto, 2013

Comparando os xampus pantene

Gente, eu uso Pantene há algum tempo, sempre usei o mesmo: Restauração. Só que eu comecei a reparar nas fórmulas dos produtos recentemente, e tive a impressão que todos os xampus Pantene tem a mesma fórmula. Como é impossível memorizar todos os indredientes e as ordens que eles aparecem para poder ter certeza disso, peguei fotos das composições dos xampus e fiz uma tabela de comparação:



Pintei os mesmos ingredientes com as mesmas cores em todas as fórmulas. Eles estão na ordem que aparecem nos rótulos (devo ter errado a digitação de algum componente, mas nada comprometedor) Reparem que tem a linha do xampu acima, e que comparei o restauração antigo com o novo também. Somente os itens escritos em preto normal, sem sublinar, sem itálico nem negrito é que são exclusivos daquele xampu. (Contem somente os nomes com maiúsculas, os com minusculas são continuação do ingrediente anterior que é grande) Assim podemos fazer as seguintes comparações:

- o Brilho extremo tem 2 ingredientes únicos, o restauração antigo tem 1, o restauração novo tem 1 e o fusão da natureza tem 10 únicos.

- A fórmula do Restauração realmente mudou, ele perdeu 2 ingredientes e ganhou 3 novos.

- A concentração dos ativos é diferente em cada xampu, mas estão todos lá.

- Todos possuem sal em suas fórmulas (sodium cloride), fiquem atentas!!!

Concluindo: 
Como eu suspeitei, os xampus Pantene são praticamente iguais! Não sei porque a marca faz tantas promessas para cada linha, já que não há nada de significativamente diferente entre eles. O de composição mais diferente é o Fusão da Natureza, que se torna (pelo menos para mim) o mais interessante da lista. O que faz a linha Restauração ser para cabelos quimicamente tratados, por exempo? Não tem queratina nem nenhuma proteína que ajude na recuperação dos fios. Queria ter encontrado as fórmulas do Cachos Definidos e Liso Extremo, porque agora estou certa que não há nada neles diferente dos outros! Até o Brilho Extremo possui os mesmos ingredientes, só que as maiores concetrações na fórmula são de sódios, os detergentes cosméticos. Podemos generalizar e dizer que todos os xampus Pantene são de hidratação, porque possuem Pantenol. Como pode 1 ingrediente transformar uma hidratação em reconstrução: entre o  Restauração e  o Hidratação há 1 ingrediente diferente, o Guar hydroprohjgkgdfuhd cloride q o  H tem e o poliquaternium-6 que o R tem?

Fiquei tão curiosa que resolvi fazer a mesma tabela para os condicionadores, vai que é neles que está a diferença:


Eu não tinha a fórmula do condicionador Fusão da Natureza, mas por esses quatro aqui já dá para perceber que é a mesma história do xampu, praticamente a mesma coisa! Aliás, é pior porque o do brilho extremo e o restauração novo são iguais, mudando apenas a concentração dos ingredientes vermelho e azul escuro. O restauração antigo ainda tinha 2 ingredientes diferentes, e o hidratação é igual ao restauração antigo mais o ingrediente verde.

Enfim, não fiz esse post para falar mal, como eu mesma disse, eu uso a marca, mas até para coisas que funcionam temos que prestar atenção até que ponto funciona. A mesma fórmula não pode dar certo para todo tipo de cabelo, assim como eles não podem anunciar linhas para tratar cabelos com diferentes necessidades e apresentar o mesmo produto! Isso se chama propaganda enganosa!

Desabafos de lado, agora sabemos que tudo da Pantene só serve para hidratar os cabelos, apesar do que as propagandas falam.

Obs: A P&G (fabricante da Pentene) faz testes em animais.

Fiquem de olho para não serem enganadas!!!

Ah, se alguém tiver outra linha de Pantene em casa, pode me mandar a fórmula aqui nos comentários que eu adiciono na tabela!

6 comentários:

  1. Isso é realmente uma propaganda enganosa! Será que o Wella Pro series é assim também?

    ResponderExcluir
  2. po, pode cre, o pro series tb n coloca na frente o q tem no produto, pode se tudo iguau memo!
    Kamila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tinha pensado nisso meninas... Ainda não usei nada da Pro Series, mas quero usar o hidratation. Aí vou procurar na net as fórmulas dos outros e comparar para ver o que tem de diferentes. :)

      Excluir
  3. Pessoal mas o que eu não entendo é que usei o liso extremo e ficou péssimo mas com o restauração ficou maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daya, deve ser o que eu falei no post mesmo, como a concentração dos ativos varia, no restauração tanto no xampu quanto no condicionador, existem mais ingredientes de hidratação - como silicones e ativos de limpeza sem sulfato - e no brilho extremo esses ingredientes estão em pouquíssima quantidade ou não existem. Eu já tive uma experiência similar á sua: achei o restauração mais ressecante do que o hidratação. Mas é uma questão de quantidade de ativos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir