23 agosto, 2013

Ingredientes ruins 2: silicones






Ótima essa imagem, não? parece um Nazgul caveira. Mas enfim, hoje vou continuar a saga dos ingredientes ruins presentes nos cosméticos. Sei que existe muita coisa a respeito em outros blogs espalhados, mas quero colocar tudo aqui no meu blog para ter conteúdo completo e para eu poder reler quando eu quiser também.

O ingrediente de hoje é o silicone, e é preciso diferenciar logo o silicone solúvel do insolúvel. Vou falar aqui dos silicones insolúveis, que são o que tem algum problema para nós. Os solúveis saem com água e não poluem, porque a chuva dissolve-os.

Os silicones insolúveis, assim como os parabenos, acumulam-se nos fios porque não saem com água, só com xampus. Eles estão presentes na maioria dos condicionadores, máscaras, leave-ins e óleos e reparadores de pontas. E é aí que está o problema: a quantidade de produtos que usamos com silicones entre um xampu e outro é muito grande! Nem tudo sai com o xampu, sendo preciso as vezes lavar duas vezes ou usar xampu antirresíduos - e esssas lavagens fazem mal aos fios, veja abaixo sobre os sulfatos. Eles, porém, não acumulam tantos resíduos quando os petrolatos.

Outro detalhe é que eles NÃO hidratam o cabelo. Eles criam uma camada protetora ao redor do fio para manter os nutrientes dos produtos dentro e para proteger os fios das agressões externas. Como consta na Wikipédia: "Os silicones são altamente resistentes ao ultravioleta e intemperismos, tais como efeito ozona, altas ou baixas temperaturas ambientes (em geral de -45 a +145°C)." Sendo assim, os silicones protegem tanto do calor do secador e chapinha, quanto protege contra os raios solares. Também protegem os cabelos da umidade e do frio, o que justifica sua presença em produtos contra o frizz e contra umidade. Essas são as utilidades dos silicones e o bem que eles fazem.

Em relação à composição química, eles são derivados do cristal de rocha quartzo, e sua vida útil é de no míminimo 10 anos. Logo, podemos dizer que eles também poluem porque demoram 10 anos ou mais para serem dissolvidos. A grade vantagem deles, é que são derivados de uma pedra, então acabam fazendo parte da natureza, é como se fossem devolvidos à natureza em forma líquida, não sólida. Então porque polui? A maioria dos silicones que lavamos de nós cai no ralo, que dá no esgoto, que dá em estações de tratamento (quando a infra-estrutura permite), eles não voltam para a natureza. Mas sabemos que não são tóxicos, ao menos.

Concluindo gente, silicones fazem bem ao cabelo e nos ajudam a domar e proteger os fios, mas se usarmos produtos contendo-os em excesso, teremos problemas de acúmulos. Então é um produto que tem seu lado bom e ruim e que pode ser usado com moderação sem medo, a não ser por pessoas que querem eliminar os xampus com sulfato... mas aí é assunto para outro post. (link abaixo)

Por hoje fico por aqui, nada de novo nesse post.

FONTES: Wikipédia
                 http://www.helpdoscabelos.com/2010/11/silicone.html
                 http://www.helpdoscabelos.com/2012/05/componentes-do-mal-parte-ii.html

Ir para os ingredientes sulfatos ou petrolatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário