28 setembro, 2013

Sulfato: como ele danificou meu cabelo!

O post de hoje vai ser estilo depoimento, porque lemos muito na internet blogeiros falando que o sulfato dos xampus faz mal, mas ninguém fala como e ninguém conta sua experiência. Ainda há casos contraditórios de blogeiros que defendem os xampus sem sulfato mas dizem que algum xampu com sulfato em específico é seu xampu favorito, como pode isso??? Então resolvi relar a minha experiência, caso sirva para alguém refletir sobre o sulfato.

Eu sempre usei xampu sem sulfato, descobri que ele é maléfico aos fios há pouco tempo na internet e apesar de concordar, não entendia como meus cabelos eram tão bonitos há alguns anos quando eu só usava xampu, condicionador, creme para pentear e fazia uma vez ao mês hidratação com mel puro. Se eu usava sulfato nessa época como pode meus cabelos serem mais bonitos do que agora que eu compro máscaras e trato? 



Andei pensando e descobri o porque: eu sempre tive o hábito de lavar os cabelos só quando eles ficavam sujos. Nada de lavar em dias marcados, muito menos lavar o cabelo todos os dias (tá maluco, meu cabelo fica horrível secando e depois de seco também, só normaliza no dia seguinte!) Então, eu lavava, ficava uns dois ou três dias sem lavar e só lavava quando ele estava ficando oleoso já, e muitas vezes me dava pena de lavar porque meu cabelo fica MUITO mais BONITO SUJO! É um fato, no segundo dia sem lavar ele está muito mais bonito, brilhoso, sem volume do que no dia seguinte da lavagem. Só que chega naquele dia X em que, ou você lava e perde a beleza, ou no dia seguinte ele estará ensebado.

Isso é simplesmente normal gente: minha oleosidade natural do couro cabeludo nutre os fios e eles ficam mais brilhosos e sem volume, afinal, é para isso que nosso couro cabeludo produz óleo.



Mas meu cabelo ficava com o couro tão oleoso (quando eu deixava ele ensebar) que o xampu não fazia nem espuma! Tinha que aplicar um pouco mais uma vez. Mas o que me fez mudar os hábitos?

Tive uma pequena saga para achar um xampu que eu gostasse porque eu usava o Sempre Bella de manteiga de karité que parou de ser fabricado, então tentei alguns que tem no mercado e gostei muito do Pantene restauração que tem resenha aqui no blog. O fato é, como esse xampu entra sempre em promoção, comprei logo 3 kits de 400 ml e fiquei com ele estocado aqui em casa. Descobri sem querer na net sobre o cronograma capilar, porque estava com queda e cabelo e fui pesquisar o por quê, e acabei querendo usar um monte de outros xampus, mas não podia porque tinha esses comprados e não jogaria fora. Até dei um kit para uma amiga, mas tinha que gastar o último, então comecei a lavar mais o cabelo para acabar logo com esses Pantenes: passei a lavar o cabelo 3 vezes por semana, terça, quinta e final de semana. Mas em fazer o cronograma, tá gente, estou lavando durante a semana só com xampu e condicionador e nos finais de semana uso uma máscara.

Foi com essa mudança de lavagens que comecei a sentir o efeito do sulfato nos cabelos. É uma coisa só lavar quando o cabelo está sujo de óleo, e outra, lavar o cabelo com os fios e o couro limpos! Meus cabelos estão ficando ressecados e quebradiços. Sério gente, quebram com qualquer coisa! Se na hora de soltar a piranha do cabelo ficar um fio preso entre meu dedo segurando a piranha e a piranha, esse fio quebra, sem que eu faça força, só retirando a piranha! Estou até voltando ao cronograma para dar uma fortalecida nos fios... E agora que o kit de Pantene está no fim, vou usar outros xampus que quero testar com sulfato também, mas vou voltar ao meu normal de só lavar quando o cabelo está sujo!

Outro caso que posso relatar do sulfato é de uma menininha que conheço de 7 anos de idade que lava os cabelos todos os dias. Ela, como criança, tinha o cabelo nos ombros, então era bem saudável e bonito, mas agora que a mãe está deixando o cabelo dela crescer, da orelha para baixo os fios estão queimados! Isso mesmo, de cor diferente mesmo como a chapinha faz. Só que o cabelo dela é liso natural e ela não usa chapinha nem secador, foi o xampu mesmo que queimou a cor natural dos fios dela, que é preto. Além da cor, os fios também ficam secos quando lisos, parece que precisam de uma hidratação, sabe?

Bom, gente, a idéia era essa, mostrar para vocês que o sulfato usado com frequência resseca o cabelo e pode deixá-lo frágil. Ou lavem os cabelos com moderação, ou alternem xampus com e sem sulfato nas lavagens.

Alguém tem mais algum caso a relatar? Pode deixar nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário