20 novembro, 2013

Comparando os shampoos Wella Pro Series

Olá gente!
Mais uma vez venho eu aqui com a minha desconfiança comparar fórmulas de produtos que me parecem totalmente iguais, vamos ver se são então?

Começando pelo fato de a Wella Pro Series ser da empresa P&G, a mesma empresa da Pantene que, já vimos aqui, possui fórmulas parecidíssimas para todas as linhas apensar de prometer muita diferença! Então, minha suspeita que o mesmo acontece com a Pro Series foi grande. O maior problema para fazer esse post é que a maioria das bloggeiras não coloca fórmula dos produtos mais baratos! Como on guys! Preciso das fórmulas para comparar né! Ajudem quem quiser saber se não está sendo enganada!

Mas vamos à comparação:


Desculpem as letras embassadas, a imagem é muito grande e quando foi diminuída para caber ficou assim... Cliquem em cima para visualizar grande.

Bom, as promessas das duas linhas são muito diferentes, mas as fórmulas... Eu sublinhei a ÙNICA DIFERENÇA entre os dois produtos: um ingrediente! Como assim 1 ingrediente? Quer dizer que somente o guar hydroxypropyltrimonium cloride é responsável por manter a hidratação e criar uma capa ao redor dos fios impedindo que ela evapore? E esse poliquaternium-76 é o tal silicone patenteado com cargas positivas, certo? Pois é a única coisa de diferente! Aliás, o ingrediente diferencial do Pantene Restauração é o Poliquaternium-6.

Então vamos entender esses dois ingredientes:

Guar hydroxypropyltrimonium cloride: Cloreto de hidroxipropiltrimónio de guar é um composto orgânico que é solúvel em água de amónio quaternário derivado da goma de guar . Dá- condicionado propriedades para shampoos e pós-shampoo produtos para o cabelo. Um método de ensaio mecânico tem sido aplicado com sucesso para determinar a eficácia de Guars catiónicos para melhorar a facilidade de pentear. Os resultados foram confirmados numa formulação de xampu no cabelo, tanto virgens e branqueada.
Sais de amônio quaternário são usados ​​como desinfetantes , surfactantes , amaciantes de roupas , e como agentes anti-estáticos (por exemplo, em xampus ). Em líquidos amaciadores, os cloreto de sais são frequentemente utilizados. No secador anticling tiras, os sulfatos de sais são frequentemente utilizados. Geleias espermicidas também contêm sais de amónio quaternário.
É um ingrediente botânico, derivado da goma de guar, que é um pó feito a partir de feijão. Essa goma possui muito açúcar, daí a capacidade hidratante dele.

Então esse ingrediente parece ser capaz de hidratar, porque possui propriedades de condicionamento, não parece, pois, que seja capaz de criar uma camada protetora impedindo que a hidratação saia...

 Poliquaternium-76: É líquido, solúvel em água, é biodegradável, tem capacidade anti-estática e de formação de película, é usado como agente condicionante em cosméticos.

"Polyquaterniums find particular application in conditioners, shampoo, hair mousse, hair spray, hair dye, and contact lens solutions. Because they are positively charged, they neutralize the negative charges of most shampoos and hair proteins and help hair lie flat. Their positive charges also ionically bond them to hair and skin. Some have antimicrobial properties."   =   Os poliquaterniuns são aplicados em produtos de cabelo e lentes de contato. Porque eles são carregados positivamente, eles neutralizam cargas negativas da maioria dos xampus e proteínas do cabelo e ajudam o cabelo a ficar liso. Suas cargas positivas também ajudam-nos a unirem-se ionicamente ao cabelo e à pele.

Então, esse ingrediente não tem capacidade reparadora ou reconstrutora, ele é apenas um condicionante que possui carga iônica positiva. Ele realmente será atraido para as regiões danificadas do cabelo, mas apenas para condicionar e dar uma aparência melhor, não vai tratar em nada os fios danificados.

Obs: li um post sobre cargas iônicas nos cabelos aqui, que explica que os xampus deixam os cabelos carregados negativamente, por isso eles ficam armados e elétricos se não usarmos o condicionador ou máscara depois. Então acho que esse silicone só diminui essa carga elétrica que o xampu dá aos fios.

Ainda há outro post nesse blog sobre quais os melhores poliquaterniuns, que são os de maior número, e aconselha-nos como comprar bons produtos. Além de falar o que eles fazem no cabelo também.

E esse silicone NÃO é patentado da P&G! Várias empresas, inclusive internacionais usam-no, confiram alguns nesse link acima. 


Minha conclusão: A P&G fez com a linha Pro Series a mesma coisa que com a Pantene: muitas promessas que não são totalmente compridas. Os produtos possuem capacidade hidratante, e não reparam nada, no máximo maqueiam os danos com condicionantes. Meu veredicto: propaganda enganosa!

E vocês gente, acham que seja propaganda enganosa também? Afinal metade do que é prometido é cumprido... o que acham?

FONTES: Wikipédia
                  http://www.saapedia.org/en/saa/?type=detail&id=4108

Nenhum comentário:

Postar um comentário