20 fevereiro, 2014

Como fazer o cabelo crescer muito?



Essa é uma questão que preocupa muitas brasileiras que querem ter um cabelão: como fazer o cabelo crescer mais e mais rápido?

Para começar, cada cabelo funciona de uma forma diferente, então é capaz de o seu cabelo não crescer mais do que um determinado limite. Cabelos afro, por exemplo, possuem fios frágeis, de espessura irregular e que partem com facilidade aonde o fio é mais fino. Os processos de alisamento, químicos ou mecânicos, ainda danificam mais ainda. Então é muito raro encontrar um cabelo desses com comprimento na cintura, pois é mais difícial para esse fio crescer tanto sem quebrar.

Mas para toda vontade existem possibilidades! Existem várias coisas que podemos fazer para acelerar o crescimento, ou promover um crescimento saudável! Vamos ver o quê?

1º = Cortar as pontas do cabelo a cada 3 meses. O ideal é retirar apenas 1 dedo de todos os fios. Há meninas que recomenda o corte a cada 2 meses, mas eu acho que com esse intervalo de tempo vamos cortar o que o cabelo conseguiu crescer! Com 3 meses dá tempo do cabelo crescer mais do que vamos cortar. 

Cortar sempre promovo crescimento por 2 motivos: o primeiro, porque retira as pontas engraquecidas, que viriam q quebrar, e não temos falta de crescimento por quebra. O segundo motivo é um pocuo mais polêmico: cortando sempre estimula-se o crescimento do cabelo. Eu sei que as pontas não estão relacionadas com a raiz, sei que o cabelo cresce a partir da raiz e já li vários blogs falando contra esse segundo motivo. Mas eu sou de pensar, e apesar de não fazer sentido nenhum cortar a ponta estimular a a raiz, analisei alguns fatos curiosos. As barbas de homens crescem até um certo limite, depois disso, se eles quiserem fazê-la crescer mais, precisam cortá-la toda para que ela cresça além do limite anterior. Ou seja, para a eles, cortar a barba estimula o crescimento além do limite até onde ela cresceu. (quem me explicou isso foi meu namorado, não inventei isso) A segunda coisa curiosa que lembrei é que quando eu era adolescente, usava um corte da altura dos ombros todo repicado, e com 2 meses de cortado, meu cabelo já estava fora do corte porque tinha crescido muito. Eu tinha que voltar na cabelereira e cortar com no máximo 3 meses. Ora, se o meu cabelo crescima mais quanto eu cortava sempre, como pode quando eu fiquei 1 ano sem cortar ele crescer só um pouquinho???

Então fiz o teste, ano passado cortei de 3 em 3 meses apenas 1 dedinho do cabelo, e meu cabelo está crescendo bem mais! Não importa se tem lógica ou não, meu cabelo é estimulado pelo corte das pontas. Pode ser só comigo, mas para mim é fato.

Quanto ao corte gente, procurem um profissional que faça exatamente o que vocês pedem (apenas 1 dedo) ou cortem vocês mesmas em casa, como eu faço e já postei vídeos no youtube e aqui monstrando. É importante também, antes de começar, escolher um corte que você goste e vá conseguir tolerar por muito tempo, porque não dá para mudar de corte durante o processo de crescimento porque vamos perder muitos centímetros.






2º = Usar tônicos capilares. Existem vários no mercado atualmente, de vários preços e com vários ativos. Eu já usei o de jaborandi da Bio Extratus, o Arginina Resist da Elseve e o Fertilizante Capilar da Novex. Meu cabelo se deu melhor com o Arginina Resist, que diminui a queda e faz os fios crescerem mais fortes também. Há o tônico de alho da Gota Dourada que todas dizem fazer efeito de verdade no crescimento, se você aguentar o cheiro forte de alho e passar direitinho... Mas independente da marca, teste e encontre o seu. Cuidar do couro cabeludo e estimular a circulação com massagens é impressindível para o crescimento. Só cuidado para não exagerar nas massagens porque provocam oleosidade no couro quando em excesso, e oleosidade atrapalha o crescimento.

3º = Alimentação saudável e rica em nutrientes. Todo mundo sabe que quando estamos com alguma deficiência de vitaminas ou menerais nosso corpo para de funcionar em plena potência. Comigo, os primeiros sinais de que algo está errado aparecem nas unhas e nos cabelos. Unhas fracas, soltando camadas, sem força para crescer e cabelo soltando da cabeça com a menor força e caindo aos montes ao pentear é sinal de problemas! Comer de tudo, e manter a saúde em dia também ajuda os cabelos. E não precisa comer TUDO num dia só, podemos alternar, e comer vitaminha C num dia, vitamina B no outro e assim vai... Não equeçam dos minerais, pricipalmente do ferro, que estão presentes também nas frutas oleoginosas: castanha, amendoim, amêndoa, castanha de cajú, etc.

4º = Essa é a medida do desespero! Se você tentou tudo acima e não funcionou, parta para as pírulas específicas para unhas e cabelos. São encontradas em farmácias frandes, e são basicamente suplementos alimentares de vitaminas e minerais. Cuidado com essa medida, pois vários estudos indicam que excesso de vitaminas, principalmente da vitaminha A, provocam problemas de saúde e falta de memória. Os médicos dizem que é muito difícil uma pessoa saudável ter falta de alguma vitamina ou mineral porque eles estãos espalhados em diversos alimentos. Então, se quiser tentar esse método, saiba que pode ser perigoso, e tente amenizar possíveis problemas, tomando pírulas um dia sim e noutro não. Assim, o fígado tem mais tempo para processar tudo que você ingeriu numa cápsula.

É isso gente. Eu também estou aderindo ao projeto Rapunzel porque quero ficar com o cabelo da Izabel Goulart! O meu tem o volume, falta o tamanho e o corte! E vocês, tem alguma inspiração para o cabelão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário