08 abril, 2014

O consumismo com produtos de cabelo



Então gente, vamos fazer uma pausa nas resenhas para refletir um pouco? Afinal exercitar o cérebro é importante para desenvolvermos nossa inteligência. Assunto de hoje: o consumismo com produtos de cabelo. Preparem-se para um post grande!

Quando conhecemos o cronograma capilar pela primeria vez, começa todo o processo que pode nos levar ao consumismo. Temos que usar 3 máscaras de cada vez, e para escolhê-las, temos que aprender um pouco sobre fórmulas e seus resultados. Acontece que depois que aprendemos um pouco, descobrimos uma série de marcas e produtos que são bons, que possuem os ingredientes que queremos, e simplesmente queremos usar todos! A gana por produtos pode chegar ao cúmulo de acumular 5 ou mais máscaras do mesmo tipo (hidratação, nutrição ou reconstrução) que estão sendo usadas ao mesmo tempo! Sem falar do resto, como xampus e leave-ins.

Eu, que sempre espero promoções para compar o que quero, aproveitei várias promoções e saí acumulando produtos no meu armário, chegando ao ponto de eu ter mais produtos fechados do que em uso! Olhem a progressão dos meus produtos:



Depois ficou assim:



Aí, sem precisar, comprei mais esses em promoção:



E, porque o blog estava meio morto e surgiram ampolas novidade, comprei mais isso:



Apesar de eu ter um blog, eu nem resenhei tudo que tenho ainda! Nem consegui usar todos, mas mesmo assim comprei mais ampolas!

Entendo perfeitamente: os produtos para cabelos são muitos e cada um é mais facinante que o outro! Eu, assim como muitas, adoro ver dicas de novos produtos e adoro ver fotos de muitos produtos legais juntos, pricipalmente dos meus blogs favoritos, mas isso não significa que tenhamos que transformar nosso armário numa farmácia!

Eu já ouvi o cúmulo de consumismo (ou engano, não sei): temos que ter 3 xampus, mascaradas e leave-ins diferentes para cada fase do cronograma. Isso significaria ter 3 xampus, 3 máscaras e 3 leave-ins e usar todos ao mesmo tempo. Gente, vamos combinar? desnecessário isso! A não ser que você tenha 3 linhas completas profissionais (porque os xampus profissionais tem mais ingredientes de tratamento e fazem a diferença) não há necessidade de fazer "casais" de produtos assim! A máscara já vai tratar o cabelo na fase escolhida do cronograma, não é preciso tudo isso! Além do mais, você vai guardar seus 3 xampus no box do banheiro???

Temos que procurar o equilíbrio em tudo o que fazemos, e ser consumista não é equilibrado, nem sensato, nem é beneficial para nós, afinal, ficamos sem dinheiro. Só para dar uma noção do que eu estou falando, vejas as fotos a seguir retiradas do Cronograma Capilar Facebook:








Essa última foto ilustra perfeitamente o que estou dizendo. Sabe quando a proprietária de todos esses produtos vai terminar de usar tudo? Nunca, ou porque sairão da validade, ou porque ela vai comprar mais antes de terminar de usar isso tudo. Agora pensem comigo: quem precisa de tudo isso??? As bloguerias mais famosas possuem muitos produtos, mas elas não compram nem a metade! Não gastam dinheiro com isso, e além do mais, fazem sorteios de vez em quando para se livrarem do que não querem mais ou não gostaram.

Nós, cabeletes comuns que compramos nossos produtos, precisamos aprender a valorizar nosso suado dinheirinho e usar 3 mascaras de cada vez. Ok, vamos fazer uma exceção: quem tem máscaras profissionais e caras, pode e deve ter outra mais barata para a mesma fase, assim, pode alternar e não gastar tão rápido a máscara cara. Mas isso nos deixaria com no máximo 6 máscaras, nada absurdo, né?

Outra coisa a observarmos em nós mesmas: começamos desejando vários produtos de cabelo, daqui a pouco, já estamos na maquiagem, nos esmaltes, cremes para a pele, SAPATOS... O consumismo é assim! Aos poucos, vai nos dominando e sempre começa com aquilo que gostamos mais! Você que está lendo se deixa dominar pela bebida? drogas? remédios? então você também não vai querer ser dominada pelo consumismo!!!

E prestem atenção nas suas sensações também. Na hora da compra, temos prazer, ficamos felizes com a nova aquisição, mas se não é algo necessário ou útil, logo nos arrependemos, olhamos para nosso armário cheio de máscaras e falamos: "Nossa, eu tenho tantas, não precisava ter comprado essa." ou "Droga, comprei e não gostei dessa..." Consumismo tem um momento de prazer, mas também tem o momento de depressão ou tristeza quando vem o arrependimento.

Para concluir, minha dica é: avaliem o que vocês precisam ou não, não se deixem levar pela empolgação do momento, vão para casa, pensem na compra por pelo menos 24h antes de efetuá-la e só assim comprem. E isso valem para qualquer coisa que forem comprar. O auto-conhecimento é a chave para a felicidade, e é algo que só nós podemos fazer por nós mesmos.

Quem quiser, a Érika Nash também já falou sobre isso aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário